Mundo Virtual e a Solidão






O mundo virtual aumenta a angústia da solidão?

      Sabemos que o mundo virtual venho para quebrar a barreira de comunicação, onde tínhamos a dificuldade de se comunicar em longas distancias e em áreas com difícil acesso, este problema, pouco a pouco sendo sanada. Mais no mesmo tempo que ele resolve muitos problemas, gera um efeito colateral a população, tais como dificuldade de socializar e alguns transtornos.
      Muitas pessoas tímidas ou introvertidas, já têm dificuldade de socializarem, e acabam buscando ferramentas do mundo virtual para ajudá-las, como por exemplos: chat, bate papo, jogos eletrônicos e rede sociais. Mais com o tempo, elas acabam agravando seu problema e tornam totalmente dependentes, e escondendo da sociedade por trás desses artifícios. Atualmente vemos que esse fato está ocorrendo freqüentemente com as crianças, onde seus pais dão dispositivos eletrônicos, para que elas se distraem e não incomodem, mais com isso afeta o desenvolvimento da criança, dificultando a interação com outras.
Junto com o problema de socializar-se, o adulto ou criança adquire vários transtornos, exemplo disso, é o isolamento que ela tem do mundo real, e que quando ela desliga o dispositivo eletrônico e sai do mundo virtual, logo desperta a solidão, por achar que não há nada ou alguém, alem daquilo em sua vida, disso só piora, a pessoa gera o desprezo de si próprio, achando que é um fracassado na vida e que não tem um futuro bom, e há outros ainda.
      O que cada um tem que analisar, até onde o mundo virtual é beneficio na sua vida e do seu filho, e criar um limite do mundo real e virtual, sabendo-se que ultrapassando, só haverá dificuldade e transtorno para si mesmo, esse é um cargo de consciência que teremos que levar por um bom tempo, porque o mundo virtual está crescendo e trás um futuro cada vez mais tecnológico para todos. 

Escrito Por: Jonas Barros da Costa, Elvin Mignoli e Joaquim Cândido.

O mundo virtual aumenta a angústia da solidão (eu narcísico, o isolamento do homem, a náusea existencial)?


      Acreditamos que sim, pois algumas pessoas ficam tão obcecadas pelo mundo da tecnologia que acabam se isolando.
      É comum nos dias de hoje as pessoas criarem uma vida virtual em jogos online e redes sociais que acabam se esquecendo do mundo real.
      Nestes casos as pessoas acabam se sentindo mais solitárias, pois por mais que no mundo virtual ela tenha milhares de amigos quando se depara com a realidade ela vê que está sozinho.
      Outro ponto relevante também é o fato de que as pessoas pensam que seus perfis das redes sociais devem mostrar passo a passo sua história de vida um exemplo muito comum é postar o que estão fazendo e onde estão fazendo (Ex: “Estou aqui voltando para casa depois do cineminha na Rua Tal...”) facilitando assim a ação de assaltantes, sequestradores ou pessoas com más intenções.
      Em outros casos temos também nas redes sociais pessoas que estão sempre de bom humor e sempre de bem com a vida, mas na verdade são pessoas triste que apenas apresentam uma máscara.
      O que queremos dizer é que as redes sociais, como já foi dito, é um meio de você se manter informado, de você poder comentar aquela notícia que você discordou, é para você conversar com pessoas que estão realmente longe e até mesmo uma forma mais fácil de encontrar amigos. Mas o que vemos é pessoas postando detalhes íntimos de suas vidas e até mesmo pessoas esquecendo de viver a própria vida no mundo real, sendo que elas se esquecem de que é muito melhor você estar com pessoas ao lado conversando pessoalmente do que você se limitar a uma tela de computador.

Escrito por: Alexandre Siqueira e Fabio Bittencourt.

Uma válvula de escape chamada mundo virtual

      Os avanços tecnológicos facilitam a vida moderna em diversos aspectos, porém, toda essa modernidade está facilitando também a crescente falta de vínculos sociais na sociedade. Em época na qual as pessoas encontram-se conectadas o tempo inteiro e realizam diferentes atividades online, não é de se estranhar que elas passam a se tornar prisioneiras do mundo virtual. O uso de ferramentas para diminuir as dificuldades do dia a dia pode se tornar uma verdadeira prisão.
      O excesso de tecnologia, principalmente da internet, pode ajudar a desenvolver sérios problemas, como solidão, angústia, depressão e o medo de ficar desconectado do mundo virtual. A tecnologia está em todos os lugares, ela amplia o conhecimento e “encurta” as distâncias, no entanto, ela também está tornando as pessoas estressadas, ansiosas, superficiais e viciadas.
      As pessoas muitas vezes utilizam o mundo virtual como uma válvula de escape, por meio dele buscam manter-se longe dos problemas encontrados em suas vidas e no mundo real. Para alguns indivíduos a realidade se mostra tão ameaçadora e difícil, que se refugiar no mundo virtual passa a se tornar uma compulsão.
      O mundo virtual possibilita o anonimato e a sensação de segurança, dessa forma o indivíduo se sente mais solto quando está atrás da tela do computador e passa a acreditar que aquela interação virtual já é o suficiente na sua vida, mesmo que essa só ocorra de forma virtual. Cada vez é mais comum as pessoas terem o hábito de se isolarem em seus quartos, conectadas com seus computadores. Será esse o futuro dos homens?
      A tecnologia é realmente fantástica e proporciona inúmeros benefícios, porém, o seu uso em excesso e de forma errada pode aumentar ou levar a sérios distúrbios emocionais prejudicando o relacionamento interpessoal. É preciso que as pessoas passem a administrar corretamente o seu tempo de exposição virtual. Vale lembrar que os fatores que levam a solidão, a angústia e a outros transtornos emocionais não são apenas causados pela tecnologia.

Escrito por: Acauã Lemes, Andrew Ribeiro e Carina Viana.

O mundo virtual aumenta a angústia da solidão?

      Antes da popularização dos smartphones, os únicos periféricos que possuíam meio de comunicação usando a internet, eram os computadores e os notebooks. O uso da internet era possível somente nas residências, ou locais com determinados equipamentos, denominados Lan Houses. Devido a esses fatos limitantes, casos como depressão, narcisismo, melancolia, isolamento e náuseas existenciais, na época eram menos frequentes na sociedade. Não era possível afirmar, por exemplo, que redes de bate-papo online eram as principais causas dessas determinadas doenças.
      O custo dos computadores e da internet influenciavam a maioria da população rica, pois poderiam ter vários computadores em vários locais de sua casa e até mesmo em lugares que frequentavam. Com o tempo, a maioria das tecnologias se tornou mais barata e acessível para grande parte da população.
      A popularização dos smartphones/tablets junto com a internet móvel (3G,4G), foi a faísca para uma febre mundial chamada rede social (Facebook, Twitter, Instagram, What’sApp). As redes sociais são meios de comunicação via mensagens ou fotos. O uso constante dessas ferramentas faz com que as pessoas percam sua sensibilidade natural de se relacionar com outras pessoas ao seu redor, assim, tornando restritos apenas aos contatos disponíveis em seu aparelho. O isolamento da massa se torna natural em muitos casos, no entanto, esse tipo de comportamento pode chegar a níveis alarmantes, comprometendo sua vida pessoal, social e profissional. Há também redes que exaltam fortemente o narcisismo entre os usuários, como por exemplo o instagram, rede social baseada em fotos dos usuários, expondo seu cotidiano e seus eventos pessoais.
      Vale apena ressaltar que tais fenômenos acontecem pela má utilização dessas determinadas tecnologias, ou seja, a tecnologia não é a principal causadora de tais doenças depressivas e sim o ser humano que a utiliza de forma inadequada. Usando as redes sociais para expor seu ódio virtual, ou sua angustia e depressão. As redes sociais hoje são formas de preencher um vazio existente em suas vidas, deixando as pessoas mais suscetíveis a fragilidades mentais da depressão, narcisismo e dependência da tecnologia.

Escrito por: Felipe Arruda de Melo, Henrique Britto e Raphael Takamoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário