Progresso Técnico-científico


A evolução Tecnológica e suas consequências sobre o individuo.

      Hoje vivemos em uma época onde a liberdade de expressão e a censura são temas discutidos com muita frequência.
     Para alguns, nós vivemos em uma sociedade onde tudo é permitido, podemos falar e discutir sobre qualquer tema livremente sem nos preocupar em sermos políticos, mas para outros, isso não é bem assim.
     Pelo fato de telefones celulares serem um item necessário para qualquer tipo de pessoa, sendo esses aparelhos, na sua maioria, portadores de câmeras para foto e vídeo, que podem enviar instantaneamente seu conteúdo à rede global de internet, que possui grandes vitrines de informações livres de censura, como redes sociais, sites de vídeos enviados por pessoas comuns, entre outros, nós vivemos uma época em que grande parte da população está munida de ferramentas necessárias para ser um jornalista.
       Sendo assim, pessoa em qualquer lugar pode filmar; publicar e expor sua opinião sem grandes esforços. Um crime ou abuso aos direitos do ser humano pode ser levado, por um cidadão comum, a algo que esteja próximo de ser um julgamento público, que possa exercer grande influencia contra práticas ilícitas.
    Por outro lado, isso pode ser feito para prejudicar alguém, expor sua privacidade somente para prejudicá-la, e julgá-la sob seu próprio critério, assim muitas vezes as pessoas são vítimas dessa evolução tecnológica, causando constrangimento, em alguns casos, tendo suas vidas profissionais e pessoais prejudicadas.
      Cada indivíduo se torna portador de um poder que se afeta diretamente a vida de outras pessoas, de forma positiva ou negativa. A liberdade de uns limita a liberdade de outros. 

Escrito Por: Jonas Barros da Costa, Elvin Mignoli e Joaquim Cândido.


O progresso técnico-científico pode garantir a liberdade e o respeito à dignidade dos indivíduos?

      Acreditamos que o progresso técnico-cientifico nos dias de hoje não consegue garantir a liberdade e o respeito à dignidade dos indivíduos justamente por causa dos indivíduos.
      Muitas vezes pensamos que a culpa é do avanço da ciência e que a tecnologia é a causadora de todos os males da nossa sociedade, ao contrario do que muitos pensam a tecnologia e os avanços da ciência existem para nos beneficiar e nos auxiliar a cumprir algumas tarefas cotidianas.
      A muito tempo atrás, quem poderia imaginar que poderíamos conversar em tempo real com uma pessoa que estivesse a quilômetros de distancia com rapidez e velocidade ? E ainda mais quem diria que a informação seria disseminada tão rapidamente e tantas pessoas poderiam ter acesso a ela a qualquer hora e lugar? 
      Mas além dos avanços vemos que o mau uso continuo desta tecnologia trás apenas malefícios para a humanidade como muitas vezes vemos nos jornais que além de crimes virtuais as pessoas estão utilizando as redes sociais e outros meios tecnológicos para espionar e sequestrar outras pessoas, vemos também que muitas vezes crimes são organizados pelo meio das redes sociais.
      Através de algumas pesquisas que fizemos vimos que o uso continuo das redes sociais e a popularidade dos smartphones, temos cada vez menos privacidade, pois a cada lugar que vamos sempre tem alguém com um celular com câmera e que esta disposto a fotografar e distorcer a informação de qualquer forma para poder ganhar popularidade na internet.
      Esses “Ativistas e bons samaritanos das redes sociais” ao invés de estar disseminando informações ou fazendo coisas realmente relevantes para a sociedade, apenas atrapalham o progresso e mancham cada vez mais a imagem de tecnologias como as redes sociais. 
      Temos também os Ex-namorados revoltosos, as namoradas ciumentas entre outros tipos que muitas vezes levados pela raiva acabam disseminando material intimo de seus parceiros ou ate mesmo vídeos mostrando agressões motivadas por ciúmes doentios, esse tipo de coisa segundo psicólogos, causa danos psicológicos e morais que demoram anos para serem reparados.
      Portanto concluímos que o progresso tecnológico-cientifico é muito grande e muito bom para todos, mas as pessoas não estão preparadas para os avanços tecnológicos que temos em mãos, se todos nos soubéssemos utilizar bem e de forma correta as tecnologias poderíamos construir um mundo melhor.

Escrito Por: Alexandre Siqueira e Fabio Bittencourt.


Os avanços do progresso técnico-científico e os problemas criados pela desinformação social sobre as novas tecnologias.

      Atualmente, o progresso técnico-cientifico revoluciona a vida de milhares de pessoas a cada dia, trazendo benefícios antes inimagináveis como, por exemplo, telefones celulares e a internet que ajuda a diminuir as distâncias linguísticas e culturais ao redor do globo. Qualquer acontecimento, ou informação trafega em um piscar de olhos pelo mundo, seja ela relevante ou não, graças à internet, que é considerada a melhor invenção de todos os tempos.
      A internet permite que qualquer pessoa no mundo expresse suas opiniões, sejam elas políticas, religiosas ou científicas, também permite que exijam seus direitos, a fim de garantir sua própria dignidade. Porém, o que foi criado para feitos grandiosos, também pode ser usado para criar grandes constrangimentos para cidadãos de qualquer lugar do mundo.
      As tecnologias mais acessíveis são os smartphones, aparelhos fantásticos que conectam na internet, fazem vídeo conferência, controlam sua geladeira, carro, cortinas, ou seja, todas as funções necessárias para o cotidiano do ser humano esta contida nessa pequena ferramenta. Entretanto, isso criou uma cultura nas pessoas de apenas usar a tecnologia e não procurar conhecer mais sobre ela. Tudo isso, influencia para que a população detenha altas tecnologias, mas não saiba como utilizar de modo seguro e produtivo.
      O reflexo dessa desinformação só é sentido quando ocorrem furtos de aparelhos pessoais, como celulares, que contêm informações íntimas, assim como, fotos, dados de conta bancária, perfil de redes sociais e contatos são expostos, comprometendo a sua integridade social e afetando diretamente sua dignidade, pois dependendo da gravidade dos dados vazados, a pessoa pode ficar reclusa em sua residência para evitar o constrangimento da sociedade restringindo sua liberdade.
      Portanto, o progresso técnico-científico garante algumas liberdades sociais, porém, dependendo do uso e do nível de conhecimento da tecnologia utilizada, o meio técnico-científico pode limitar sua liberdade e denigrir sua dignidade, causando transtornos que mesmo após anos, não são esquecidos e tendem a prejudicar o indivíduo em todos os aspectos social, profissional e pessoal.

Escrito Por: Felipe Arruda, Henrique Britto e Raphael Takamoto.


O Progresso Técnico-Científico e a Humanidade

      O progresso técnico-científico oferece à sociedade uma ampla evolução social, cultural e econômica. No entanto, a utilização de forma inapropriada dos avanços e descobertas da ciência e da tecnologia pode gerar uma desumanização do ser humano, comprometendo a liberdade e os direitos dos indivíduos.
      O homem se encontra em um mundo onde o nível do progresso técnico-científico determina o grau de evolução e civilização da sociedade. Não se pode negar que as descobertas científicas e tecnológicas proporcionaram frutos benéficos para o homem. Porém, é fundamental refletir sobre os riscos que tanto progresso causou e ainda pode causar na sociedade moderna.
      O desenvolvimento da ciência e da tecnologia não é algo meramente dos tempos atuais, mas desde a pré-história o homem demonstra uma proeminente capacidade criativa para a resolução de problemas rotineiros. Todos os conhecimentos obtidos por meio dos avanços tecnológicos e científicos possibilitaram ao homem explorar a si mesmo e dominar diversas habilidades que antes não eram conhecidas. Essa busca pelo desenvolvimento e conhecimento pode ser vista como fruto da necessidade humana de encontrar uma melhor qualidade de vida. No entanto, essa busca trouxe consequências que nos fazem questionar se esse progresso é capaz de garantir a dignidade de todos os indivíduos.
      O progresso técno-científico afeta a humanidade em si, mas não de forma homogênea: a Revolução Industrial acaba por nos mostrar como uma revolução tecnológica pode trazer benefícios em ampla escala, contudo, acaba destruindo pequenos negócios. A busca pelo progresso atende as necessidades e interesses de alguns, porém, a sua força pode afetar de forma negativa os outros indivíduos.

Escrito por: Acauã Lemes, Andrew Ribeiro e Carina Viana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário